As baterias possuem componentes que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Portanto, é importante que você saiba fazer o descarte de baterias da maneira correta. Mas você sabe como fazer isso e porque é tão importante não deixar a sua bateria antiga em qualquer lugar?
Nesta matéria, vamos te ensinar quais os danos que uma bateria mal descartada pode causar ao meio ambiente. Você também vai saber quais são as maneiras mais apropriadas para o descarte.
E aí, quer conferir tudo com a gente e colaborar com a sustentabilidade do meio em que você vive? Continue lendo!
Quais os danos que uma bateria mal descartada pode causar ao meio ambiente?
Conheça os prejuízos causados por um descarte irresponsável das baterias:
Prejuízos ao solo
Você deve tomar cuidado ao fazer o descarte de baterias, pois elas têm vários componentes tóxicos que podem contaminar o solo. Por isso, você não deve jogá-las em lixos convencionais ou na natureza, pois em uma bateria de chumbo-ácido encontram-se elementos químicos extremamente prejudicial para os seres vivos.
Contaminação da água
Quando você faz o descarte de baterias em um terreno próximo a um lago ou rio, você colabora para a contaminação da água. Desta forma, toda vida aquática existente no local será prejudicada. Além disso, você jamais poderá utilizar a água do local.
Problemas no ar
Você deve estar pensando porque o descarte incorreto de baterias prejudica o ar, não é verdade? Pense com a gente: Se você deixa um objeto com componentes tóxicos em qualquer ambiente, ele irá contaminar o local, inclusive o ar que você respira, pois o chumbo encontrado nas baterias pode afetar o seu organismo através da respiração caso você tenha contato direto com ele. Portanto, é importante fazer o descarte de baterias de maneira adequada.
Danos à saúde
Além de prejudicar o meio ambiente, não podemos deixar de falar que o descarte de baterias quando é feito da maneira incorreta pode causar danos à saúde. A peça é composta de chumbo e outros materiais tóxicos. Quando mal descartada pode causar disfunções no sistema nervoso, problemas ósseos, circulatórios, etc.
Devido a sua baixa solubilidade, a absorção se dá por via oral ou respiratória. As crianças são mais suscetíveis aos problemas de contaminação por causa da relação contaminação/peso como também por estarem em fase de desenvolvimento do sistema neurológico e pelos hábitos de higiene pouco sedimentados.
Postos de recolhimento
Para fazer o descarte de baterias é necessário armazenar as baterias sem misturá-las com outros tipos de materiais. Você deve embalá-las em um saco plástico resistente para evitar o contato com a umidade e vazamentos. Após embalar a sua bateria, veja quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua casa ou do local de trabalho.
Mesmo que a legislação brasileira (Art. 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos) obrigue a empresa fabricante a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, você também deve ser responsável por fazer o descarte de baterias de maneira correta. Portanto, contribua para o bem do meio ambiente.
Qual é a forma mais apropriada para fazer o descarte de baterias?
Qualquer tipo de bateria, seja ela automotiva, estacionária ou tracionária precisa seguir o procedimento correto de descarte. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) criou em 1999, a Resolução 257, que disciplina o gerenciamento ambientalmente adequado de baterias esgotadas, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.
Segundo o órgão, as baterias, após o seu esgotamento energético, devem ser entregues pelos clientes ou usuários ao fabricante ou distribuidor para que seja realizado o descarte seguro e ecologicamente correto. Isso é o que garante que os materiais pesados como metais e ácidos não contaminem aterros, rios e afluentes, e o lixo urbano.
Também garante que o material recuperado seja utilizado na produção de novos bens de consumo.
E aí, gostou das dicas? Então, fique atento (a) ao nosso blog, pois toda semana tem matéria nova!
Fonte: Moura
Itajaí Baterias: Vendas, instalação e manutenção de baterias em Itajaí/SC
A Itajaí Baterias trabalha com a venda, instalação e manutenção de baterias para carros, motos, caminhões, barcos, nobreaks, máquinas de lavar pisos e plataformas elevatórias.
Atualmente, a empresa se consagra como uma das maiores empresas especializadas em vendas e instalações de baterias em Itajaí e região, sendo referência em qualidade, credibilidade e segurança, fato que reflete na satisfação do cliente com os serviços prestados.
Atua com marcas conceituadas no mercado, como por exemplo, Moura, Delcar, Tudor, ACDelco, Heliar e Zetta. Entre em contato para mais informações nos números: 47 3248.2313 ou 99682.3348 (WhatsApp).