Recarga de bateria de carro é uma necessidade recorrente para quem anda de carro com frequência. No entanto, na hora de fazer isso, o melhor a fazer é procurar a ajuda de uma especialista.
Tentar fazer recarga de bateria em casa pode ser arriscado. Você pode, inclusive, provocar um incêndio e ter muito mais perdas financeiras do que se tivesse optado por ajuda de um profissional.
Portanto, não confie em tutoriais da internet, nem naquele seu vizinho que jura que tem experiência com carros mesmo não sendo da área.
Veja alguns riscos de fazer a recarga de bateria do carro em casa
1
Quando a bateria está totalmente descarregada, o veículo não acende nenhuma luz no painel e o carro não liga, isso significa que a bateria pode estar isolada.
Com o método errado, você pode queimar o módulo de injeção e outros componentes se ligar o carregador de bateria diretamente no carro sem um acumulador. Isso acontece pois há um pico de tensão que sobrecarrega o equipamento.
É importante buscar ajuda especializada porque o profissional irá carregar a bateria e utilizar o equipamento adequado para medir a tensão.
2
Apesar de comum, a chupeta também não é recomendada. A chupeta é quando se tenta conectar duas baterias através de cabos nos devidos pólos para que uma passe energia à outra.
Porém, é uma operação mais delicada do que parece, pois se alguns cuidados não forem tomados, a chupeta poderá desestabilizar o sistema elétrico dos dois veículos, gerando picos de corrente e danificando módulos e sensores eletrônicos.
Nos casos mais extremos, um curto circuito pode provocar a explosão da bateria e incêndio do motor.
3
A chupeta também representa um risco caso se inverte os pólos, pois o erro no procedimento pode estourar a fonte do módulo e romper a trilha do painel, pois o diodo, a fonte e o capacitor não aguentam a carga.
4
Outra técnica arriscada que é muito utilizada é trocar uma bateria de um carro pela bateria de outro carro. Os motoristas, então, fazem o veículo funcionar e depois desligam os cabos enquanto alguém acelera para devolver a bateria que estava fraca.
Esse procedimento pode queimar o módulo, o painel e até acessórios do carro como aparelho de som.
5
Alguns motoristas também se arriscam quando tentam improvisar a chupeta com fios de tomadas residenciais. Por não serem fios adequados, eles podem não aguentar a carga das baterias e sobreaquecer, causando um incêndio.
Você provavelmente não sabia desses riscos, não é mesmo? Então, a partir de hoje, o melhor a fazer é buscar uma loja especializada que vai fazer a recarga da sua bateria adequadamente.
Em suma, fazendo isso você evita perdas maiores e mantém a sua própria segurança no que se refere à manutenção do seu carro.
Itajaí Baterias: Vendas, instalação e manutenção de baterias em Itajaí/SC
A Itajaí Baterias trabalha com a venda, instalação e manutenção de baterias para carros, motos, caminhões, barcos, nobreaks, máquinas de lavar pisos e plataformas elevatórias.
Atualmente, a empresa se consagra como uma das maiores empresas especializadas em vendas e instalações de baterias em Itajaí e região, sendo referência em qualidade, credibilidade e segurança, fato que reflete na satisfação do cliente com os serviços prestados.
Atua com marcas conceituadas no mercado, como por exemplo, Moura, Delcar, Tudor, ACDelco, Heliar e Zetta. Entre em contato para mais informações nos números: 47 3248.2313 ou 99682.3348 (WhatsApp).