Você sabe identificar um pneu furado? Na matéria de hoje iremos te mostrar como fazer a identificação de furos em pneus e o que fazer em cada caso. Confira!
Pneus furados são um problema bastante comum para quem tem um automóvel, seja ele moto, carro, caminhão, etc.
Por isso, para quem utiliza esses meios de transporte com frequência, é muito importante saber identificar quando um pneu está furado e precisa ser trocado. O que fazer nesses casos? Confira nossas dicas e não fique na estrada!
Pneu furado: onde será necessário fazer um reparo
A maioria dos furos com pregos ou cortes até 6 mm exclusivamente na banda de rodagem podem ser reparados por um profissional de pneus conforme procedimentos padrão de mercado.
Por isso, uma reparação realizada sem a desmontagem do pneu na roda não é confiável e é perigoso, visto que após uma perfuração é necessário inspecionar o interior do pneu.
Soluções para o reparo de pneus
O reparo recomendado para um pneu radial (a maioria dos pneus) consiste na colocação de uma base de borracha no revestimento interno do pneu e um enchimento tipo tarugo de borracha no orifício.
Não tente reparar pneus com furos maiores que 6 mm na banda de rodagem ou qualquer furo no flanco. Além disso, não use pneus com menos de 1,6 mm de profundidade de banda de rodagem.
Troque o pneu danificado por um estepe, mas não deixe de verificar primeiro as recomendações de calibragem, velocidade e quilometragem corretas no flanco do estepe. Leve o veículo para uma inspeção profissional.
Pneus murchos: Nem sempre é sinal de pneu furado
Pneus murchos nem sempre indicam necessariamente um furo. Isso pode ser causado também por uma calibragem insuficiente.
Apesar de parecer um problema não tão grave, rodar com um pneu murcho pode reduzir a vida útil do pneu em função do aumento do desgaste nas bordas externas (ou ombros) do pneu.
Além disso, gera calor excessivo, o que reduz a durabilidade do pneu e pode provocar uma pane.
Outro problema causado pela utilização de pneu murcho, é que isso reduz a economia de combustível em função do aumento da resistência ao rolamento
Solução para pneus murchos
Encha o pneu de ar até que atinja a calibragem adequada (psi: medida por um medidor de calibragem de ar).
Para encontrar a calibragem de ar adequada, consulte o manual do proprietário do veículo ou confira o psi recomendado na etiqueta fixada na porta.
Como identificar pneu furado
Se você estiver numa moto, a identificação é mais fácil. Se furar o pneu dianteiro, o jeito é chamar ajuda, algumas borracharias possuem camionetes para buscar sua moto.
Se furar o pneu traseiro, ande devagar até a borracharia, inclinando o corpo para frente, se a motor for street.
Ao perceber o pneu baixo o motorista precisa encontrar um lugar seguro para trocá-lo o mais rápido possível. É fácil perceber o problema. Geralmente o volante fica bem mais pesado.
Os pneus normais, quando perdem a pressão, provocam a perda da capacidade de manter o controle. O indicado, quando não se pode parar imediatamente, é rodar em uma velocidade muito baixa, cerca de 20km/h.
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