As baterias estacionárias são bastante parecidas com as automotivas em sua composição. No entanto, a bateria estacionária funciona de maneira diferente se comparada à automotiva.
As baterias estacionárias são geralmente utilizadas em aplicações onde necessita uma maior periodicidade e mais profundidade de descarga, como nobreak e sistemas de energia solar.
Esse tipo de bateria tem o objetivo de oferecer quantidade constante de corrente por longos períodos de tempo, podendo ser descarregada completamente diversas vezes. Nesse sentido, foram projetadas para ciclos de descargas profundas.
Cuidados com as baterias estacionárias
Em casos que necessite armazená-la (por diversos motivos, como por exemplo, o uso sem muita frequência), a bateria não deve ser colocada diretamente no chão. O indicado é colocá-la sobre um suporte de madeira.
Além disso, é importante carregar a bateria com uma certa frequência, no mínimo uma vez por mês. Ela deve ser carregada em carga lenta, desse modo, será evitado possíveis problemas.
Outro fator importante, é a temperatura dela. As baterias foram feitas para trabalhar a 25ºC, sendo assim, sua funcionalidade e desempenho foram projetados para estar sob essas condições.
Submetê-la a uma temperatura maior que 25ºC faz com que as reações químicas que ocorrem dentro dela fiquem aceleradas e, consequentemente, cause a degradação das placas e corrosão, reduzindo sua vida útil.
Uma forma de otimizar a vida útil das baterias é a manutenção periódica. Dessa forma, é possível fazer uma análise sobre o estado da bateria antes que aconteçam estragos maiores.
Nas manutenções trimestrais, devem ser verificados os valores de tensão de flutuação das baterias, inspeção visual, corrente de carga e temperatura das baterias.
Nas manutenções semestrais devem ser verificados todos os parâmetros da manutenção trimestral mais o valor da resistência ôhmica (Ω) das baterias.
Na manutenção anual, além dos parâmetros verificados nas trimestrais e semestrais, devem ser verificados os valores de ripple e torque dos parafusos. Caso seja necessário, um teste de capacidade pode ser feito para comprovar o estado de vida das baterias.
Função da bateria estacionária
Essas baterias podem ser incorporadas em sistemas de telecomunicações, energia eólica e fotovoltaicas, iluminação pública e privada, trânsito, nobreaks, monitoramento remoto, segurança e alarmes, caixas eletrônicos, centrais telefônicas, etc.
Elas podem exercer melhor essas funcionalidades por possuírem um ciclo de vida muito maior do que as baterias automotivas. As baterias estacionárias também garantem maior segurança no fornecimento e acúmulo de energia.
Essa bateria possui um filtro que impede a emissão de vapor da solução ácida, deixando passar apenas o hidrogênio que não é nocivo à saúde. Portanto, pode ficar no mesmo ambiente de trabalho com pessoas, apesar de ser recomendável o mínimo de ventilação.
Itajaí Baterias: Vendas, instalação e manutenção de baterias em Itajaí/SC
A Itajaí Baterias trabalha com a venda, instalação e manutenção de baterias para carros, motos, caminhões, barcos, nobreaks, máquinas de lavar pisos e plataformas elevatórias.
Atualmente, a empresa se consagra como uma das maiores empresas especializadas em vendas e instalações de baterias em Itajaí e região, sendo referência em qualidade, credibilidade e segurança, fato que reflete na satisfação do cliente com os serviços prestados.
Atua com marcas conceituadas no mercado, como por exemplo, Moura, Delcar, Tudor, ACDelco, Heliar e Zetta. Entre em contato para mais informações nos números: 47 3248.2313 ou 99682.3348 (WhatsApp).