Cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes no trânsito, uma estatística real e dolorosa de se admitir. Foi pensando nisso que a Itajaí baterias preparou essa matéria sobre segurança no trânsito.

Hoje vamos falar sobre aquaplanagem, como evitá-la e como dirigir seguramente em dias de chuva. Saiba como evitar aquaplanagem em seu automóvel. Continue a leitura e saiba mais!

direcao cuidadosa no transito - Como Evitar a Aquaplanagem e Garantir a sua Segurança no Trânsito

segurança no trânsito: Aquaplanagem

A aquaplanagem é o fenômeno que acontece quando o veículo, ao passar por uma pista molhada, perde o atrito com a pista. É como se o veículo flutuasse no asfalto, fazendo com que o condutor perca o controle do veículo.

Isso geralmente ocorre quando os pneus do veículo estão com um desgaste acima do recomendado para rodar. Em geral, a perda de atrito se dá tanto pela camada de água formada na pista, quanto pela falta de aderência dos pneus.

Além do mais, alguns fatores externos podem contribuir para a ocorrência de aquaplanagem. Podem ser estes:

  • Qualidade do asfalto
  • Velocidade do veículo
  • Freios do veículo

É possível evitar aquaplanagem?

Para evitar a aquaplanagem em seu automóvel, vamos te dar algumas dicas essenciais de segurança. Sempre esteja atento, com atenção aos detalhes, as chances dessa situação ocorrer ao dirigir são bem menores, mesmo em condições adversas.

Primeiramente, a principal dica para que você saiba como evitar aquaplanagem em seu automóvel é evitar dirigir em alta velocidade em dias chuvosos.

Grande parte dos acidentes decorrentes da aquaplanagem se deve aos motoristas que dirigem em alta velocidade em dias de chuva. Nessas condições, manter o controle do veículo acaba sendo muito mais difícil.

Isso acontece porque quanto maior a velocidade do veículo, menor é o atrito dele com o solo. Sendo assim, a primeira atitude a se adotar ao dirigir na chuva é reduzir a velocidade.

segurança no trânsito em dias de chuva:

Sempre dirija com as duas mãos para manter o controle, manter as duas mãos no volante permite a manobragem mais rápida e segura.

Ande mais devagar, os pneus terão melhor tração e contato com a pista. Dirigir em altas velocidades faz com que a aderência do pneu seja perdida, até mesmo para frenagens mais brutas.

Aumente a distância de outros carros, caso aconteça alguma situação de frenagem, a resposta ao acontecido é antecipada, ou seja, terá mais tempo para uma resposta de evitar o acidente.

Antecipe situações de perigo em vez de esperar para reagir a elas, esteja atento às situações a sua volta, para poder reagir de maneira mais eficaz.

Antes de fazer uma curva, freie somente em linha reta antes da curva, use o freio gradualmente. Não freie ao fazer a curva, para evitar a derrapagem.

Ao fazer uma curva, desacelere antes da curva e mantenha a velocidade constante na curva, evite acelerar na curva para que não haja derrapagem.

Ao fazer uma curva, não faça movimentos bruscos no volante. Esses movimentos bruscos podem acabar fazendo o veículo perder o controle e aderência com a pista.

Inspecione os pneus mensalmente, certifique-se de que os pneus têm uma quantidade adequada de banda de rodagem e calibragem. A qualidade dos pneus determina as condições de direção.

Itajaí Baterias: Vendas, instalação e manutenção de baterias em Itajaí/SC

A Itajaí Baterias trabalha com a venda, instalação e manutenção de baterias para carros, motos, caminhões, barcos, nobreaks, máquinas de lavar pisos e plataformas elevatórias.

Atualmente, a empresa se consagra como uma das maiores empresas especializadas em vendas e instalações de baterias em Itajaí e região, sendo referência em qualidade, credibilidade e segurança, fato que reflete na satisfação do cliente com os serviços prestados.

Atua com marcas conceituadas no mercado, como por exemplo, Moura, Delcar, Tudor, ACDelco, Heliar e Zetta. Entre em contato para mais informações nos números: 47 3248.2313 ou 99682.3348 (WhatsApp).

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?