A Bateria Náutica é um instrumento que gera a partida do motor da embarcação e também alimenta a eletricidade necessária para os equipamentos que compõem o barco.
Por isso, este instrumento funciona da mesma forma que as baterias de automóveis comuns, por exemplo. Mas, a grande diferença é que a Bateria Náutica é mais potente.
Sendo assim, o mais legal é que a bateria oferece uma alta corrente em um curto período. Isso porque as mais usadas são de 150Ah, ou seja, o dobro da energia que um automóvel utiliza. Além disso, falando sobre a energia oferecida por meio da bateria, o navegador pode usar GPS, rádio ou até mesmo a iluminação, graças a este equipamento.
Quais os tipos de baterias para barcos?
Os tipos de Bateria Náutica são a Estacionária e a Ventilada, por isso, foram feitas para públicos específicos. Primeiramente, a Bateria Estacionária, também conhecida como ciclo profundo, é um equipamento que oferece uma quantidade constante de corrente.
O grande diferencial é a quantidade de corrente que acontece durante um longo período, por isso, a ideia de ciclo profundo. Em sua estrutura, uma Bateria Estacionária possui placas de chumbo mais espessas e sofre muitas descargas. E apesar de sofrer tais descargas, a vida útil não é afetada.
Já a Bateria Ventilada é uma alternativa que oferece a economia como benefício, acima de tudo porque é 30% mais barata e resistente a altas temperaturas. Assim, esse tipo de bateria precisa ter uma instalação comum, pois não tem o eletrodo imobilizado e a sua vida útil pode chegar até três anos.
Inclusive, vale citar também que a Bateria Ventilada é ideal para pescadores que têm grandes embarcações. Aliás, os cuidados profissionais ao fazer a instalação, são muito importantes.
Quais os cuidados necessários com as baterias para barcos?
Existem alguns cuidados necessários que é preciso ter com uma bateria, os mais importantes são:
- Dar partida no motor da embarcação uma vez de semana, pelo menos, pois as altas temperaturas e umidades podem originar o processo de auto descarga natural;
- Verificar, mensalmente, o nível de água das baterias de chumbo e não seladas;
- Checar a carga da bateria do barco para evitar que o passeio acabe no meio do caminho;
- É importante ficar atento ao tipo de bateria, pois o sistema de carga deve estar adequado à tecnologia da bateria. “Se o sistema de carga não estiver adequado, pode não carregar o suficiente ou demais, acelerando a morte da bateria;
- Checar se as conexões dos cabos estão bem fixadas.
Itajaí Baterias: Vendas, instalação e manutenção de baterias em Itajaí/SC
A Itajaí Baterias trabalha com a venda, instalação e manutenção de baterias para carros, motos, caminhões, barcos, nobreaks, máquinas de lavar pisos e plataformas elevatórias.
Atualmente, a empresa se consagra como uma das maiores empresas especializadas em vendas e instalações de baterias em Itajaí e região, sendo referência em qualidade, credibilidade e segurança, fato que reflete na satisfação do cliente com os serviços prestados.