As baterias em geral não apresentam as mesmas características, além dos materiais que as compõem, elas têm outros componentes físicos e químicos, como: a espessura, a densidade e a concentração dos elementos químicos.
As baterias tracionárias têm um custo de investimento maior porque elas são mais eficientes e suas características as tornam ideais para a utilização em veículos que demandam um tempo de energia maior.
O que são baterias tracionárias?
Também conhecidas como baterias de ciclo profundo, as Baterias Tracionárias são usadas em empilhadeiras e veículos elétricos. São baterias usadas em carrinhos de golf, para transporte de pessoas em hotéis, emissoras de televisão e para transportar cargas em aeroportos, supermercados, centros de distribuição de mercadorias e em indústrias em geral.
Além disso, podem ser usadas em paleteiras, plataformas elevadoras elétricas, lavadoras e varredoras de piso, sistemas de energia solar e eólica, cerca elétrica, entre outras aplicações.
Quanto tempo dura uma Bateria Tracionária?
O tempo de determinação desses produtos pode variar, pois sua vida útil depende muito da utilização e dos cuidados aplicados a ela.
Porém, as Baterias Tracionárias têm duração média de cerca de 8 anos a partir da sua fabricação.
Diversos fatores tornam-se essenciais para que essas baterias durem mais tempo, como: manutenções preventivas, abastecimento de água e aferição das correntes elétricas nos calibradores.
Como fazer a bateria durar mais?
Sim, é possível fazer a bateria ter mais vida útil. As Baterias Tracionárias são medidas em ciclos. Cada ciclo representa uma descarga e uma carga.
Os produtos químicos utilizados nesses acessórios e os procedimentos de sua fabricação são o que determinam quantos ciclos essa bateria terá.
Os principais componentes necessários para a montagem de uma Bateria Tracionaria são caixa metálica, aço carbono, chumbo e solução de ácido.
Confira algumas dicas:
- Não deixe a bateria descarregada por várias horas: atente-se para este fator, inclusive nos finais de semana. Deixar a bateria descarregada faz com ela vá perdendo a autonomia.
- Trabalhar com ela muito aquecida: Acima de 35°C, o sulfato de chumbo passa a perder suas propriedades e o componente vai decantando para o fundo da bateria, o que é extremamente prejudicial. Portanto, quando o indicador de carga da bateria estiver vermelho, é o momento de recarregá-la.
- Para não transbordar a solução ácida, só abasteça próximo ao final da carga, durante a gaseificação.
Trepidação: em pisos irregulares e em manobras mais bruscas acontece de a massa desprender das placas e ficar alojada no fundo da bateria. Esse também é um fator que influencia na durabilidade do componente. - Ao encaixar a bateria na empilhadeira, lembre-se de travá-la corretamente para que não saia do lugar.
- A temperatura de uma bateria tracionária antes da carga deve estar sempre abaixo de 40 graus. Se estiver acima disso, espere que ela esfrie para dar a carga.
- Cuidado com a falta de água: apesar de ser um tanto quanto óbvio, ainda há operadores que falham neste processo.
Outra dica importante é prestar atenção na água utilizada, como mencionado acima, ainda há operadores que não observam a água das baterias. Elas jamais podem operar na carga ou na descarga faltando água, e principalmente com placas dos elementos descobertos. A regra é: verificar sempre, antes e depois do uso.
Para mais dicas e informações, acesse o nosso site: https://itajaibaterias.com.br/
Itajaí Baterias: Vendas, instalação e manutenção de baterias em Itajaí/SC
A Itajaí Baterias trabalha com a venda, instalação e manutenção de baterias para carros, motos, caminhões, barcos, nobreaks, máquinas de lavar pisos e plataformas elevatórias.
Atualmente, a empresa se consagra como uma das maiores empresas especializadas em vendas e instalações de baterias em Itajaí e região, sendo referência em qualidade, credibilidade e segurança, fato que reflete na satisfação do cliente com os serviços prestados.
Atua com marcas conceituadas no mercado, como por exemplo, Moura, Delcar, Tudor, ACDelco, Heliar e Zetta. Entre em contato para mais informações nos números: 47 3248.2313 ou 99682.3348 (WhatsApp).